Planejamento e Gestão Orçamentária

Em Construção

Em Construção

Imagine a seguinte situação: os condôminos estão desejando que o condomínio compre uma Wap para ajudar na limpeza das áreas comuns. Como síndico, você precisa tomar a decisão de se é possível comprar este equipamento com o fundo ordinário do condomínio. Como você tomaria essa decisão? Provavelmente, a primeira coisa que vem à mente é olhar apenas o saldo bancário e verificar a quantidade de despesas a vencer e quanto sobraria de saldo para a compra da Wap. No entanto, essa decisão deve ser baseada em informações mais detalhadas e precisas.

Antes de tomar qualquer decisão, é necessário verificar a previsão orçamentária do condomínio. A previsão orçamentária é uma estimativa das receitas e despesas do condomínio para o ano em curso, e foi aprovada em alguma assembleia provavelmente no início do ano. O síndico deve respeitar o orçamento proposto pela assembleia e verificar de qual categoria da previsão orçamentária sairia o fundo para a compra da Wap.

Além disso, é importante verificar o quanto já foi gasto no ano com essa categoria de despesa e o quanto ainda está disponível para uso. Isso é possível através da análise dos saldos que ainda estão alocados para serem utilizados durante o ano por categoria de despesa. Essa análise permitirá que o síndico tenha uma visão completa do cenário financeiro do condomínio e possa tomar uma decisão consciente e fundamentada.

Outro aspecto importante a ser levado em consideração é a arrecadação do condomínio. É necessário verificar se o condomínio está arrecadando o quanto previsto na previsão orçamentária ou se a inadimplência está diminuindo essa arrecadação, e em qual porcentagem. Isso porque, se a arrecadação estiver abaixo do previsto, provavelmente não haverá saldo suficiente para todas as despesas previstas no período, sendo necessário cortar gastos em outras áreas, ou ainda realizar um rateio extra, para que a compra da Wap seja possível.

Por fim, é necessário verificar se o valor dessa compra respeita a autonomia que o síndico possui prevista no regimento interno, ou se seria necessário convocar uma assembleia para este fim. Isso é fundamental para garantir a transparência e legalidade das decisões tomadas pelo síndico.

A POLI sabe como é importante para o síndico tomar decisões conscientes e bem fundamentadas. Por isso, nossos procedimentos financeiros são finalizados alimentando a previsão orçamentária do condomínio, permitindo que essas análises sejam rápidas e precisas. Através do nosso planejamento orçamentário, garantimos que o condomínio esteja preparado para as suas despesas futuras e tenha uma gestão financeira eficiente.

Nós oferecemos todo o suporte necessário para que os síndicos tomem as melhores decisões financeiras para o condomínio. Além disso, fornecemos relatórios detalhados sobre a situação financeira do condomínio, como por exemplo a situação atual de inadimplência, para que o síndico possa tomar as decisões mais adequadas. Sempre que necessitar de ajuda para tomar decisões financeiras, os síndicos podem contar com nossas rápidas análises de orçamento. Com a POLI, você pode ter a certeza de que seu condomínio está sempre em boas mãos!

Copyright © 2023 Poli Soluções Condominiais | Todos os direitos reservados.